Ventilação

Os sistemas de ventilação mecânica controlada (VMC) são projetados para renovar o ar dentro de um edifício de forma controlada, garantindo uma boa qualidade do ar interior e removendo poluentes e umidade excessiva. Existem três tipos principais de VMC: fluxo simples, fluxo duplo e fluxo cruzado.

Fale Connosco

Tel.: 913 225 776
geral@futurenergy.pt
Rua dos Aliados, 497, Fafe, Portugal

CONTACTE-NOS

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Nome

VMC de Fluxo Simples

Este é o tipo mais básico de VMC. Ele consiste em um único ventilador que extrai o ar viciado de áreas como banheiros, cozinhas e outras áreas úmidas, e o expulsa para o exterior. Não há recuperação de calor neste tipo de sistema, o que significa que o ar quente dentro do edifício é expelido para fora sem ser aproveitado para pré-aquecer o ar fresco que entra.

VMC de Fluxo Duplo

Este sistema utiliza dois ventiladores, um para extrair o ar viciado e outro para fornecer ar fresco do exterior. O ar que é expelido para fora é usado para pré-aquecer o ar fresco que entra no edifício, o que ajuda a economizar energia, especialmente em climas mais frios. Isso significa que o sistema recupera parte do calor do ar viciado antes de ser expulso para fora.

VMC de Fluxo Cruzado

Este tipo de VMC é mais eficiente em termos energéticos. Ele usa um trocador de calor para transferir calor do ar viciado que está sendo expelido para fora para o ar fresco que está entrando no edifício. Isso permite uma troca de calor eficiente entre os dois fluxos de ar, sem que eles se misturem, garantindo uma boa qualidade do ar interior enquanto se recupera parte do calor. Existem duas subcategorias de fluxo cruzado: o VMC de fluxo cruzado de contra-corrente e o VMC de fluxo cruzado de contra-fluxo.